‘E então, anunciaram que teríamos um templo na Beira!’

Os membros da Igreja na Beira, Moçambique, compartilham sua reação às emocionantes notícias de que receberão um templo em seu país.

Na noite de 4 de abril, a TV Sucesso de Moçambique levou ao ar um programa que nunca tinha visto antes. Em vez da pro-gramação usual de programas noturnos de televisão, a estação transmitiu itens musicais edificantes e mensagens inspiradoras de líderes da Igreja em todo o mundo. Pela primeira vez, esta estação de TV local foi ao ar na manhã de domingo da Conferência Geral.Era quase meia-noite na mesma noite quando o Presidente Russell M. Nelson falou aos mem-bros da Igreja para encerrar a conferência. Foi então que ele anunciou que vários outros tem-plos seriam construídos.

Os membros da Igreja da Beira frequentam o templo de Joanesburgo na África do Sul.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

“Queremos trazer a casa do Senhor ainda mais perto de nossos membros, para que tenham o sagrado privilégio de frequentar o templo tão frequentemente quanto suas circunstâncias permitirem”, disse o Profeta. “E então”, disse Freeman Dickie, que atualmente está a servir como presidente da estaca Beira Moçambique, “anunciaram que teríamos um templo na Beira!”Apesar da hora tardia, “circulavam mensagens nos grupos do WhatsApp. As pessoas estavam acordadas e comemorando! Primeiro, pudemos assistir à Conferência Geral ao vivo na TV pela primeira vez e, então, na mesma noite, veio o anúncio do templo! Pode imaginar como foi emocionante.”A Irmã Emilia Cristina Chaimane Paulino, membro do ramo Macuti na estaca Beira, diz que sentiu-se “cheia de felicidade” quando ouviu a notícia. “No momento em que soube, comecei a chorar de gratidão por essa bênção. Eu nem sei como expressar o que senti.”Seu marido, Ernesto Paulino, estava fora da cidade a trabalho e se sentindo mal na noite em que o anúncio foi feito. A Irmã Paulino o acordou de um sono profundo, ao telefonar para ele com a notícia emocionante.“Para falar a verdade, de repente recuperei da minha doença!” diz o irmão Paulino. “Quando ouvi a notícia, pensei: ‘Estou a sen-tir-me bem agora!’

Senti aquela graça incrível do Senhor”, diz ele. “Este é um dia de festa para nós. É algo muito especial.” O Presidente Dickie disse que os membros da Igreja na Beira, que situa-se na metade da costa leste de Moçambique, fizeram sacrifícios para frequentar o templo. No ano passado, eles começa-ram a viajar de avião para o Templo de Durban África do Sul, mas antes disso, os membros viajavam para o templo de Joanesburgo em viagens de autocarro que levavam de 36 a 40 horas.

“Partíamos na segunda-feira de manhã cedo e chegávamos em Joanesburgo na manhã de quarta-feira”, disse o presidente Dickie. “Adorávamos no templo por dois dias, depois partíamos novamente para Beira na sexta-feira de manhã e chegávamos em casa no sábado à noite.”Muitos membros acreditam que esse sacrifício ajudou a prepa-rá-los para um templo a ser construído em sua área. “Eu estava a pensar em todos os esforços que os membros fizeram; aquelas longas horas na estrada para chegar ao templo de Joanesburgo”, disse o irmão Paulino. “Agora, a notícia de que teremos templo por perto nos deu a sensação de que o Senhor conhece nossos esforços. Ele sabe que realmente precisamos dessas bênçãos do templo.”

O irmão Paulino também diz que junto com as bênçãos, ter um templo no meio trará seus próprios desafios: o desafio de não se tornar complacentes.“Acho que mais importante do que ter o templo por perto é a frequência com que iremos ao templo”, diz ele.“É como damos valor às ordenanças das quais participamos e como estamos dispostos a servir. Ter um templo por perto é uma coisa maravilhosa, mas como estamos pessoalmente dispostos a frequentar é a coisa mais importante.”

A família Paulino da Beira, Moçambique
A família Paulino da Beira, Moçambique© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

O irmão Jequecene Sande, do ramo de Macuti, diz que a notí-cia deu aos membros um renovado sentimento de esperança. “Nós nos sentimos abençoados”, diz ele. “A Beira foi devastada por inundações e tempestades muitas vezes, mas quando o pro-feta anunciou o templo na Beira, as pessoas sentiram alegria e esperança.”Ao mesmo tempo, também significa um maior sentido de res-ponsabilidade para com os membros, diz ele. “Sabemos que agora é o momento de fazer uma mudança em nossa vida, de estar perto do Senhor. Devemos mudar nossas vidas, viver de acordo com a lei do Senhor e aumentar nossa espiritualidade.”Presidente Dickie partilha o mesmo sentimento.“Precisamos do templo na Beira, mas ainda mais do que isso, precisamos dessa preparação para o templo”, diz ele.

“Tivemos que fazer algum trabalho e fazer alguns sacrifícios para ajudar a preparar-nos para o anúncio do templo, mas ainda há muito traba-lho e preparação a serem feitos. Fomos chama-dos para iniciar essa preparação agora”, disse o presidente Dickie.“Uma coisa é quando está a preparar-se para uma viagem ao templo; outra coisa é quando está a preparar-se para ter um templo em sua terra.”