Comunicados da Imprensa

Abertura de terra para o Templo de Harare no Zimbábue

Presidente da República do Zimbábue comparece e fala com o grupo reunido.

Uns poucos de líderes e convidados da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizaram a abertura de terra para o Templo de Harare no Zimbábue no sábado dia 12 de dezembro de 2020.  A presença na cerimônia foi limitada devido às restrições locais do COVID-19.   Apesar de ter chovido bastante por vários dias antes, o tempo estava claro — mas bastante quente — enquanto os convidados se reuniam no local do templo.

 

O Élder Edward Dube, um Setenta Autoridade Geral e Primeiro Conselheiro na Presidência da Área África Austral, presidiu na abertura de terra e ofereceu a oração dedicatória.  Ele é nativo do Zimbábue, onde se juntou à Igreja quando um jovem.  Ele foi acompanhado por sua esposa, Naume; O Élder Ciro Schmeil, um Setenta Autoridade Geral e Segundo Conselheiro na Presidência da Área África Austral, juntamente com sua esposa, Alessandra; e vários convidados.

O evento também contou com a presença de Sua Excelência Emmerson Mnangagwa, o Presidente da República do Zimbábue.

O presidente Mnangagwa, que falou no serviço de abertura de terra, disse: "Gostaria de expressar minha profunda gratidão à Igreja por me estender este convite.  Foi muito oportuno que este evento chegue neste mês de dezembro, onde a maioria dos cristãos de todas as esferas da vida e denominações, comemoram o nascimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador."

"Que enorme privilégio temos por tê-lo [o Presidente] agraciar esta ocasião para nós. Conheço Sua Excelência através de sua família há vários anos. Ele é um homem de família!" disse Élder Dube.

O templo será o primeiro a ser construído no país do Zimbábue.  Ele se junta a outros doze templos — sete dos quais estão a ser anunciados ou em construção — no continente africano.   O Templo de Joanesburgo na África do Sul, o primeiro a ser construído no continente, foi dedicado em 1985. O mais recente templo a ser dedicado foi o Templo de Durban na África do Sul, no início deste ano.  Os planos para construir um templo em Harare foram anunciados em abril de 2016 pelo antigo presidente da Igreja Thomas S. Monson (1927-2018).

"O Templo de Harare no Zimbábue será um edifício lindo e deslumbrante.  Como todo templo, ele não será apenas uma manifestação da fé dos Santos dos Últimos Dias que vivem perto deste país e dos países vizinhos do Malaui, Zâmbia e Moçambique, mas também uma manifestação da fé dos Santos em todo o mundo", disse Élder Dube. "Reflete nosso testemunho e nossa fé no grande plano de felicidade do Pai Celestial. Reflete nosso testemunho e fé em Seu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo.  E isso reflete nosso testemunho e fé na Expiação e Ressurreição do Salvador."

"Enquanto observamos a ascensão deste edifício do zero, podemos também virar nossos corações para cima para Si e Seu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo", disse Élder Dube na oração dedicatória.

"Pedimos que a nação do Zimbábue e suas nações vizinhas neste vasto continente sejam abençoadas pela Sua mão misericordiosa [...] Abençoe seus líderes com coragem para proteger as liberdades religiosas dos cidadãos e com discernimento para ampliar as oportunidades — que essas pessoas podem ser retiradas dos laços de pobreza e doença e esperam por uma vida mais próspera. Que os ensinamentos do evangelho através do trabalho missionário ajudem a curar, fortificar e fortalecer o Zimbábue e as nações vizinhas", orou Élder Dube.

Pouco antes das observações de Élder Dube e da oração dedicatória, o presidente Mnangagwa falou com o grupo reunido.   "Aplaudo a liderança de sua igreja por sua decisão estratégica de construir este templo no Zimbábue.  Esse desenvolvimento é um testemunho do compromisso do meu Governo com a proteção do direito à liberdade de crença consagrada em nossa Constituição Nacional", disse.   "A igreja, assim como a família, continuam sendo uma instituição importante para a nacionalização de normas sociais, valores e ética. Ambas as instituições são fundamentais e têm a responsabilidade de preservar e proteger o tecido moral de nossa sociedade.  É no lar — e na igreja — onde as crianças e os membros de nossa sociedade recebem lições de amor, respeito, perdão, compaixão, cuidado e serviço."

Para encerrar, o presidente Mnangagwa ofereceu: "Meu Governo é grato pelos vários projetos de assistência humanitária e desenvolvimento feitos pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a várias comunidades dentro do nosso país.  À medida que nos aproximamos do final de 2020 e começamos um novo ano, exorto esta igreja e outras igrejas em geral a continuar em jejum, intercessão e orar pelo Zimbábue, especialmente no que diz respeito à paz, desenvolvimento, pandemia COVID-19 e outros fenômenos naturais.

"À medida que entramos no Ano Novo e nos próximos anos, meu governo continuará facilitando uma relação mais estreita entre o Estado e a Igreja."

Durante suas observações, Élder Dube relatou uma experiência pessoal àqueles reunidos sobre ele e a irmã Dube viajando em um "ônibus esfumaçado, barulhento e velho" em 1996 entre Harare e Joanesburgo com outros 20 casais.  Eles estavam viajando para o Templo de Joanesburgo na África do Sul - o único templo do continente africano na época - para participar de cerimônias sagradas lá.  A viagem de 16 a 20 horas para cada lado, dependendo dos funcionários da imigração na fronteira.  O Élder Dube relatou: "Cada agosto dos próximos três anos, pelo menos 20 casais novos, que ainda não tinham ido ao templo, se juntaram a nós para a nossa viagem anual ao templo."

Ele continuou: "Mal sabíamos naquela altura da mudança que estava acontecendo dentro de nós.  A cada viagem ao templo, sentimos alguma transformação e novos sentimentos — sempre penetrantes e perspicazes. Desenvolvemos desejos de fazer o bem, fomos convencidos a deixar de lado tradições incorretas, e fomos levados a um conhecimento do Senhor através da adoração ao templo."

O templo será construído em um local de 2,7 hectares localizado na área das Terras Altas de Harare, que é a capital do Zimbábue. Será um edifício de um andar de aproximadamente 1.600 metros quadrados (17.250 pés quadrados).

"Abençoe os trabalhadores para que eles sintam a importância do que estão fazendo e para que tenham habilidades adicionais necessárias para fazer o melhor que puderem", orou Élder Dube.  "Protegei aqueles com lesões e os efeitos da pandemia atual que cobre a Terra."

Os detalhes para a dedicação e da casa aberta do templo, após sua conclusão, serão anunciados em uma data futura.

Um vídeo da cerimônia da abertura de terra estará disponível na Sala de Imprensa nos próximos dias.

Desde do início, houve lugares sagrados sobre a terra onde Deus se comunicou com Seus filhos.  Esses locais foram designados por Deus e santificados pela Sua presença, onde Ele ensinaria e abençoaria seus filhos. Muitos desses lugares são registrados nas escrituras — o Jardim do Éden, o Monte Sinai, o Monte da Transfiguração são exemplos.

Além desses lugares sagrados, o Senhor também ordenou a construção de templos sagrados. A primeira estrutura de um templo mencionada nas escrituras foi o tabernáculo construído pelos israelitas sob a direção de Moisés, como registrado na Bíblia hebraica. Outros templos incluem o templo de Salomão, e mais tarde o Templo de Herodes em Jerusalém, onde Jesus ensinou como registrado no Novo Testamento.

Porque Deus quer que seus filhos tenham as bênçãos que vêm através de ordenanças sagradas e convênios, Ele instruiu profetas na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a construir templos. Para milhões de membros da Igreja em todo o mundo, esses templos modernos são casas do Senhor, lugares onde os ensinamentos de Jesus Cristo são reafirmados e onde as famílias são unidas para a eternidade.

Hoje, 168 templos operam em todo o mundo — com mais 63 anunciados ou em construção.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem sido uma influência no Zimbábue e nos arredores desde 1930, quando missionários da Igreja dos Estados Unidos e da Europa começaram a chegar para pregar o evangelho de Jesus Cristo. Hoje, mais de 35.000 membros da Igreja no Zimbábue adoram em mais de 90 congregações.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.