Conferência Geral

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reúnem-se no mundo todo duas vezes ao ano para o que chamam de “conferência geral”. E também se reúnem nas reuniões de adoração semanais todo domingo.

As conferência gerais são realizadas em abril e outubro e compreendem cinco reuniões de duas horas divididas em dois dias. A conferência de abril é chamada de anual e a de outubro, semianual.

As sessões de sábado de manhã, sábado à tarde, domingo de manhã e domingo à tarde são abertas a todos, enquanto que a sessão de sábado à noite é para os homens e rapazes santos dos últimos dias que possuem o sacerdócio.

Os santos dos últimos dias viajam de todas as partes do mundo para assistir à conferência geral, o que originou os 21.000 assentos do Centro de Conferências em Salt Lake City, Utah. Ingressos gratuitos são distribuídos para cada sessão, com filas de espera para assentos disponíveis para os que não têm ingressos. Edifícios nas imediações da Praça do Templo acomodam aqueles que não conseguiram entrar no Centro de Conferências.

Como a grande maioria dos quatorze milhões de membros da Igreja não podem assistir à conferência geral pessoalmente, as reuniões são transmitidas via satélite para mais de 7.400 edifícios da Igreja em 102 países. Os membros também podem assistir à conferência pela televisão por meio das estações KSL ou BYU-TV com sede em Salt Lake City. Além disso, a Igreja transmite as reuniões ao vivo pelo site LDS.org e pelo Mormon Channel.

Durante a conferência, os líderes da Igreja discursam sobre vários temas espirituais. Eles falam para os santos dos últimos dias bem como para representantes do governo, de outras religiões, da comunidade e outros convidados. Entre os oradores estão o líder mundial da Igreja, o Presidente Thomas S. Monson e seus conselheiros na Primeira Presidência, o corpo governante da Igreja. Os membros do Quórum dos Doze Apóstolos e outros líderes também discursam.

Os discursos da conferência geral podem durar de cinco a vinte minutos. Não há designações de temas, cada orador escolhe sobre qual assunto irá falar. Os discursos tratam de princípios básicos do evangelho ou de assuntos importantes da atualidade e os oradores incentivam as pessoas e as famílias em seu empenho de seguir Jesus Cristo.

Assim que a conferência termina, os discursos são publicados no site LDS.org e impressos nas revistas da Igreja Ensign e A Liahona para que os membros possam lê-los e estudá-los.

A música para as sessões da conferência é oferecida pelo Coro do Tabernáculo Mórmon e organistas, outros coros da Igreja e pela congregação. A música salienta os temas do evangelho.

Os líderes da Igreja realizam a conferência geral desde 1830, quando a Igreja foi organizada por Joseph Smith. De acordo com o historiador Glen M. Leonard, “aproximadamente 30 membros batizados assistiram à primeira conferência junto com outras pessoas que estavam interessadas na Igreja”.

Atualmente, as conferências têm tradução simultânea em 92 idiomas que vão desde o albanês até o vietnamita para servir a comunidade internacional sempre crescente de membros da Igreja. A interpretação na linguagem americana da sinais e as legendas também estão disponíveis.