Presidência da Sociedade de Socorro

A presidência geral da Sociedade de Socorro serve sob a direção da Primeira Presidência da Igreja. Atualmente, a presidência é formada por Julie B. Beck, Silvia Allred e Barbara Thompson. Elas servem nesse chamado desde março de 2007.

Julie B. Beck, presidente da Sociedade de Socorro, morou no Brasil quando tinha quatro anos e aprendeu a falar português. Ela formou-se na Dixie College e na Universidade Brigham Young em Utah. É mãe de três filhos e tem oito netos.

Sua primeira conselheira, Silvia Allred, é natural de El Salvador e o espanhol é seu idioma nativo. Quando era adolescente foi ensinada pelos missionários em San Salvador e uniu-se à Igreja logo depois. Mais tarde serviu missão na América Central.

A segunda conselheira Barbara Thompson aprendeu alemão quando foi missionária em Hamburgo. Fez mestrado em assistência social e trabalhou para o Departamento de Serviços Humanos de Utah por 30 anos. Durante sua aposentadoria serviu como diretora executiva de uma organização internacional e trabalhava para ajudar crianças que sofreram abuso e negligência.

Essas três mulheres representam e lideram uma organização em crescimento de âmbito mundial. A cultura pode ser diferente e existe a barreira do idioma, mas de acordo com a irmã Beck, as mulheres mórmons podem dar sua contribuição onde quer que estejam para o aprimoramento de sua comunidade.

“O que uma mulher faz para ajudar o próximo na África pode ser um pouco diferente do que se faz em Bountiful, Utah; o que ela faz em Bangalore pode ser um pouco diferente do que se faz em Buenos Aires”, disse a irmã Beck. “Elas sabem como ajudar. Elas percebem as necessidades. E estamos aqui para fortalecê-las”.

Não existe “tamanho único” para as mulheres mórmons. Elas são casadas, solteiras ou viúvas; são filhas, mães e avós. Frequentemente são donas de casa e algumas podem ter outras profissões desafiadoras.

A irmã Beck diz que independentemente de seu papel, cada mulher tem em comum a oportunidade de fazer parte de uma organização que ensina a edificar a fé em Jesus Cristo, incentiva o estudo e o aprimoramento pessoal, salienta a valor divino das mulheres, pratica a caridade e o serviço, fortalece as famílias e cria um sistema de apoio e amizade.

Na estrutura da Igreja, as mulheres têm oportunidades de ser líderes, proferir discursos durante as reuniões de adoração e orar nas reuniões da Igreja. Elas trabalham ativamente no programa de bem-estar da Igreja ao ensinar princípios de autossuficiência e ajudar a resolver necessidades temporárias e de longo prazo. Há também um vasto programa de professoras visitantes no qual as mulheres da Igreja visitam-se regularmente para dar apoio e incentivo. Joseph Smith explicou que o propósito da Sociedade de Socorro era “socorrer os pobres, os desamparados, a viúva e o órfão e colocar em prática todos os propósitos benevolentes”.