Comunicados da Imprensa

Elder Rasband Lidera Reunião Histórica de Liderança na África Austral

A primeira Reunião Anual de Instrução em Toda a Área foi realizada na África Austral no fim de semana

Líderes de Malawi a Madagascar reuniram-se em uma reunião histórica no fim de semana para receber instruções do Élder Ronald A. Rasband do Quórum dos Doze Apóstolos. Esta Reunião Anual de Instrução, com duração de quatro horas, foi a primeira reunião desta natureza a ser realizada na Área, e deverá ocorrer todos os anos daqui em diante.

“Reunimos presidentes de distrito, de estaca, de missão e presidentes de templos juntamente com a liderança da Área, e viemos de Salt Lake City para nos encontrar com eles”, explicou o Élder Rasband, que se juntou ao Élder S. Mark Palmer, da Presidência do Quórum de Setenta.

O Élder Rasband, o Apóstolo supervisor da África, viajou para o continente seis vezes nos últimos anos, mas ficou emocionado ao se encontrar com os membros fisicamente em vez de virtualmente, à medida que as restrições do Covid-19 começam a diminuir. “A tecnologia é maravilhosa, mas nada pode substituir olhar nos olhos de alguém”, disse o Élder Ronald A. Rasband após a reunião no sábado. “É simplesmente maravilhoso.”

‘Sentimos uma nova irmandade’
Líderes de todo o continente compartilharam seu sentimento sobre a sessão. “A experiência foi excepcional”, disse o Élder Chadambuka, setenta de área de Zimbábue. “Não sei quem teve essa ideia, mas definitivamente sei que foi inspirada pelo Senhor.” A oportunidade de estar em comunhão com líderes de toda a Área ajudou a motivá-los em seu serviço, disse ele. “Sentimos uma nova irmandade; um amor renovado um pelo outro, e um desejo de ir e fazer mais e melhor. Isso realmente edificou os irmãos”.

O Presidente Milton Manjate do Distrito Mbombela África do Sul partilhou: “O Élder Rasband testemunhou sobre os chamados dos quais nunca seremos liberados, como ser pai, ser marido e tentar sustentar nossa família. “Não me lembro de todas as palavras – mas o espírito que senti, nunca vou esquecer.”

O Élder Feijo, um Setenta de Área de Angola, disse que foi uma sessão “muito esclarecedora”.

O presidente Mosia, do distrito de Phuthaditjhaba, disse: “Houve momentos em que senti que o Senhor estava literalmente a falar”. Quando o Élder Rasband expressou o amor do Presidente Russell M. Nelson por cada um dos líderes presentes, “pareceu tão real”, disse o Presidente Mosia. “Parecia que o Salvador estava dizendo que me ama.”

‘Ele é o grande Curador’
Gabriel Chinomwe, Presidente do Distrito de Blantyre, Malawi, disse que muitas das questões com as quais eles, como líderes, muitas vezes tinham dificuldades, foram abordadas pelas autoridades gerais. “Ao mesmo tempo, observei que os desafios compartilhados pelos irmãos de outras unidades são comuns em nossas unidades”, disse ele. “Ajudou-me a ver que este trabalho é um. Todos nós temos desafios comuns.”

Falando após a reunião de sábado, o Élder Rasband disse que o Covid-19 foi um tema central nos desafios que foram abordados.

“O Covid teve um grande impacto”, disse o Élder Rasband. “O desemprego está alto e as pessoas têm estado doentes; amigos morreram; familiares morreram. Atingiu muito duramente algumas das famílias dos líderes, suas alas e seus ramos.

“Os líderes vêm a uma reunião como esta e estão a procura de esperança. O facto de nos encontrarmos é esperançoso, e poder estarmos um com o outro e fazer essas perguntas – é esperançoso”, disse o Élder Rasband.

“Ainda não terminamos com o Covid: mas o que é maravilhoso é que todos servimos o Príncipe da Paz, que é Jesus Cristo. Ele é o grande Curador, e Ele vai ajudar as famílias e Ele vai ajudar as pessoas. E Seus subservos – os líderes da Igreja – vão fazer isso também.”