Élder Ronald A. Rasband se reúne com Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique

A reunião de Maputo foi a primeira reunião realizada entre um líder da Igreja e um chefe de Estado moçambicano

Na quinta-feira, 19 de maio, o Élder Ronald A. Rasband, um apóstolo d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, baixou a cabeça em oração com o presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

A convite de Sua Excelência, o Élder Rasband orou pelo país, pedindo a orientação do Senhor para todos os líderes da nação, e para que a paz de Jesus Cristo fosse levada aos conflitos existentes nesta terra.

Esta oração abriu o primeiro encontro entre um líder sénior da Igreja e um chefe de Estado em Moçambique.

O Élder Rasband agradeceu ao Presidente por permitir que haja liberdade religiosa no país.

"Para nós é bastante significante saber que o senhor e o seu governo tenham criado um espírito tão maravilhoso de liberdade de religião", disse o Apóstolo.

Graças a essa liberdade, o numero de membros da Igreja cresceu de 50 membros desde que abriu em 1991, para mais de 15.000 membros . Esses membros recentemente receberam a notícia de que um templo será construído na Beira, uma cidade a meio caminho da fronteira leste do país.

Valores de solidariedade, paz, perdão e trabalho

Com apenas cinco templos actualmente em funcionamento no continente africano, o Élder Rasband explicou ao Presidente o significado desse anúncio. Ele explicou que os membros são selados às famílias e recebem as "mais altas ordenanças e bênçãos" dentro dos templos.

"É um enorme reconhecimento ao seu país, o facto de o nosso profeta colocar um dos nossos edifícios mais sagrados em Moçambique", disse ele ao Presidente.

O Presidente Nyusi respondeu que eles aguardam pelo templo com curiosidade. "Vai agregar beleza física, mas, acima de tudo, será um lugar de paz, humildade e convivência entre culturas, entre as pessoas e entre gerações", disse ele.

O anúncio do templo é um farol de esperança para as pessoas em Moçambique, que nos últimos anos sofreram com a instabilidade política, a devastação causada por tempestades tropicais, o desemprego e os desafios inerentes ao COVID-19.

O Élder Rasband indicou o compromisso d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de ajudar a aliviar o sofrimento no país. A Igreja usou USD 17 milhões (1,1 bilhão de meticais) em projectos humanitários no país nos últimos dez anos. Os seus esforços incluíram auxilio em resposta às tempestades tropicais e instabilidade, a construção de salas de aula e escolas para apoiar a educação, e um programa de formação para apoiar e formar 3.000 agricultores em zonas rurais, entre outras coisas.

O Presidente Nyusi referiu que a Igreja pode trazer um valor acrescentado particular nessa área. "Dar às pessoas competências, transmitir valores morais e inculcar estes valores no contexto moçambicano, e também no contexto da vossa Igreja e educar o homem -- esta é a base", disse ele. "[Isto] permite-nos capacitar o indivíduo".

Mas também significativo, disse o Presidente Nyusi, é o que a Igreja pode acrescentar ao tecido da sociedade.. Em seus esforços humanitários, a igreja pode contribuir com "valores de solidariedade, valores de paz, tolerância, perdão e valores do trabalho".

A visita do Apóstolo é 'uma grande bênção ao país como um todo’

Samo Paulo Gonçalves, que trabalha como assessor técnico do presidente Nyusi e atua como conselheiro na Missão Maputo Moçambique, disse após a reunião: "Há muitos líderes em Moçambique, e o presidente não recebe a todos eles, mas decidiu nos receber. Esta é uma grande honra para nossa Igreja. É um momento histórico para nós."

Sua esposa, a irmã Albertina Gonçalves, concordou. "Vamos trabalhar arduamente como membros da igreja para garantir que os compromissos que Élder Rasband fez com o presidente ocorram todos como ele prometeu", acrescentou.

Também estiveram presentes na reunião o Élder S. Mark Palmer da Presidência dos Setenta, o Élder Edward Dube da Presidência da Área África Austral, a Irmã Melanie Rasband e a Irmã Jacqui Palmer, e outros representantes locais da Igreja.

Num evento separado, os líderes também se reuniram presencial e virtualmente com quase 3.000 membros de todo o país, e realizaram um encontro e uma recepção com dignitários e líderes de opinião.

O Élder Palmer observou: "Os Apóstolos são chamados a viajar pelo mundo em nome do Senhor, sob a direcção da Primeira Presidência, e a edificar a igreja, e também a pregar o evangelho como testemunhas especiais do Senhor Jesus Cristo. Receber o Élder Rasband em Moçambique nessa qualidade ... é uma grande bênção para este país. Não só para os nossos membros, mas para o país como um todo."

O Élder Dube disse que a visita marcou várias ocasiões históricas: em que o espírito foi poderosamente sentido. "Recebi a confirmação várias vezes durante esta viagem que somos liderados por profetas, videntes e reveladores", disse ele